Descobrir IP Publico via terminal [Informação]

Descobrir IP Publico no Linux via terminal.

DominioTXT TerminalBem vindos ao Blog DomínioTXT.

Linux! Sim finalmente vamos voltar a falar do Sistema operacional Open Source que já não dava as caras no blog há alguns dias.
 

Hoje vamos ver um caso muito simples, mas que pode acabar ajudando muita gente que não tem conhecimento do mesmo, que é a necessidade de se saber o endereço Publico ou Externo da rede. 



Em algum ponto da vida de um analista de suporte ele terá de enfrentar os atendimentos voltados a servidores sendo eles Microsoft Windows Server, Linux e derivados.
O MS. W.Server por ter sua interface gráfica disponível nativamente e ter a disposição muitas das ferramentas utilizadas no Desktop, acaba proporcionando uma interação com o usuário bem mais amigável. 


Em ambientes Linux Server por outro lado, temos o Terminal que não é muito intuitivo se comparado com interface gráfica e que acaba por torna a utilização dos usuários com baixa experiência no Sistema Operacional um tanto trabalhosa.

Seguindo o raciocínio vamos partir da idéia que se esta em um cliente efetuando a configuração de um serviço, e para aquele momento se faz necessário à identificação do endereço IP da rede Publica do cliente, e só se tem a disposição o a estação do servidor.
 

Na maioria dos casos se utilizaria a ferramenta “Curl” do próprio Linux, mas como ela demanda a instalação da mesma e alguns clientes preferem que se mantenha o ambiente do servidor limpo pode ser usado o comando abaixo para retornar o IP publico da sua rede.

# wget http://ipecho.net/plain -O - -q ; echo

Desta forma se obteve o retorno do endereço IP Publico da sua rede através do site “ipecho.net” que por sua vez é uma pagina limpa e sem propagandas.
Caso deseja instalar a ferramenta “Curl” basta utilizar o comando abaixo.

#sudo apt-get install curl

Após o termino da instalação que leva alguns instantes você pode fazer uso do seguinte comando.

#curl ifconfig.me

Se desejar você pode criar uma Shell Script e utilizar o comando demonstrado anteriormente, sendo apenas necessário adapta-lo para que funcione dentro de alguma rotina que você já implementado. Abaixo segue um exemplo.

#!/bin/bash

MEU_IP_PUBLICO=`wget http://ipecho.net/plain -O - -q ; echo`
Echo Seu IP Publico é  $MEU_IP_PUBLICO


Lembre-se de chamar a tag “$MEU_IP_PUBLICO” nas linhas em que deseja apresentar o endereço de IP Externo.


A todos o meu singelo agradecimento.

Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.


Fonte: Wikipedia CURL  
Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica